Academia de Letras de Ilhéus empossa Professor Josevandro Nascimento como Presidente
Prefeitura de Ilhéus marcou presença na solenidade
Publicado em 16/03/2025 13:23
Na sexta-feira (14), a Academia de Letras de Ilhéus (ALI) abriu oficialmente seu ano acadêmico em uma solenidade especial. O evento ocorreu às 19h, no auditório da instituição.
A cerimônia contou com a presença do escritor e professor Aleilton Fonseca, presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB), que fez uma exortação ao poeta Castro Alves, um dos principais nomes da literatura brasileira e símbolo da luta contra a escravidão.
Estiveram presentes também a Vice-Prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon, a Secretária de Cultura, Anarleide Menezes, a Superintendente de Comunicação, Naianne Ministro, e o Corregedor-Geral do Município, Paulo Landi, além de outras autoridades regionais.
Durante a cerimônia, o então presidente da ALI, Pawlo Cidade, empossou a nova diretoria para o biênio 2025-2026. O acadêmico, professor e advogado Josevandro Raymundo Ferreira Nascimento assumiu a presidência. Mestre em Direito Público e professor aposentado da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), ele também foi fundador do curso de Direito da Faculdade Madre Thaís (FMT) e integra diversas academias literárias, ocupando a Cadeira nº 14 na ALI.
A nova diretoria, eleita sob a chapa “Cultura em Movimento”, passou a ser composta por Luh Oliveira (vice-presidente), Maria Schaun (secretária-geral), Jane Hilda Badaró (1ª secretária), Maria Luiza Nora de Andrade (2ª secretária), Maria Luiza Heine (1ª tesoureira), Vercil Rodrigues (2º tesoureiro), Fabrício Brandão (diretor da revista) e Pawlo Cidade (diretor da biblioteca). A Comissão de Contas ficou sob responsabilidade de Ruy do Carmo Póvoas, Efson Lima e Ramayana Vargens.
Fundada em 14 de março de 1959, a Academia de Letras de Ilhéus é reconhecida como um dos mais importantes espaços de promoção da literatura e da cultura no sul da Bahia. Conhecida como a “Casa de Abel”, em homenagem ao escritor Abel Pereira, a instituição mantém um compromisso contínuo com a valorização dos escritores regionais e a difusão do conhecimento.
A abertura do ano acadêmico e a posse da nova diretoria reforçaram essa tradição, reafirmando a importância da ALI como um centro de referência cultural e intelectual na Bahia.
por Sucom